quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A Academia em Caiobá

Sem usar sutiã, Augustinho Caiobá já chegou causando

O maior campeonato de futebol de mesa do Brasil acontece a partir de amanhã, quinta-feira (21): o Campeonato Brasileiro modalidade Liso. Há um bom tempo toda comunidade do botão está com os olhos voltados a Caiobá (PR), traçando estratégias de jogo, especulando favoritismos e fomentando rivalidades. O cenário já está montado, os atletas aos poucos vão chegando e amanhã, sob alta temperatura, começam os primeiros jogos.

O grupo da Academia já está lá. Augusto, Badia, Figueira, Marcelo, Mateus, Osmar, Pedrinho e Zilber estarão representando a Academia nas categorias Especial, Sênior e Master. Além, é claro, do Brasileiro de Equipes - competição do dia de amanhã -, em que Augusto, Marcelo Pedrinho e Matias (curinga) formam o time da Academia.


EQUIPES

A Academia está no Grupo B, juntamente com ACRA (BA) e Afumig (RJ). Dos 3 clubes, passam 2. Tudo indica que a nossa equipe tem plenas condições de passar de fase, mesmo estando no grupo de um grande clube baiano. A estratégia já está montada, Pedrinho será o capitão do time e a tarefa árdua de ser o "curinga" está incumbida a Matias.

Em questão de qualidade, apesar da grande evolução que os gaúchos tiveram nos últimos anos, não acredito que uma de nossas equipes possa igualar os melhores times da Bahia ou mesmo de outros estados que estão há mais tempo habituados com o Liso. No entanto, aquela coisa: a Academia, assim também as gaúchas ARFM e a AFM Caxias, possuem as peças necessárias para que, jogando bem, boas estratégias, aliados a um forte espírito de equipe - que certamente teremos - as coisas podem vir ao nosso favor.

Acredito que seja essa a mentalidade que as equipes candidatas, mas não favoritas, chegam, como é o nosso caso. Augusto é sempre uma pedra grande no caminho de qualquer um, ótimo jogador, vende caro os resultados e, como muitas vezes já foi, poderá ser decisivo. Pedrinho é extremamente competitivo e desempenhará um belo trabalho na condução da equipe, na mesa deve surpreender. Marcelo é jogador prestigiado nacionalmente e sempre se destaca nesse tipo de competição, deverá ser o termômetro do time. Mateus sabe se impor tecnicamente e sempre entra para vencer, é o que mais joga com o coração e seus berros serão fundamentais para elevar a moral do time.

ESPECIAL

Segundo as diversas enquetes promovidas pelo Pedrinho no Facebook, Marcelo - atual campeão da Copa do Brasil - é o principal gaúcho na briga pelo título. O que sabemos é que ele não vai ter vida fácil, já na primeira fase pegou um grupo dificílimo, com Rogério Lima (BA), Sidney (RJ) e o Alex Degani (RS) - outro gaúcho candidatíssimo.

O caso do Matias é parecido, caiu numa chave difícil, Rafael (AL) e Renivaldo (BA) e um outro gaúcho de alto nível, o Sílvio. Ninguém esquece que ele já foi terceiro, jogando sob circunstâncias extremamente adversas, costuma crescer nas horas difíceis e tem jogo pra brigar lá em cima.

Augusto e Pedrinho vejo como casos parecidos, exceto que o Pedro poderá cair já na primeira fase, enquanto o Augusto avança sem sustos. Ambos são competitivos mas não técnicos o suficiente para conseguirem figurarem entre as melhores campanhas, podem aparecer entre as surpresas.

SÊNIOR

Badia é a zebra do grupo que tem Omar (BA), Serginho (ES) e Alexis (SE), pela lógica não passa de fase, mas se conseguir montar uma boa defesa e calibrar a mão, pode passar.

O Chefe teve um bom ano, enfrentará Jorge Campos (BA), Eugenio (BA) e Rangel (PR). Resta saber se ele vai para apenas se divertir ou se pretende brigar. Se decidir pelo segundo, tem condições de chegar longe.

O Dindo Osmar, é como todos já conhecem, grande competidor, tem jogo seguro e inteligente, mas peca nas finalizações, o que o torna irregular. Pelo que eu vi, está se adaptando bem à régua e deve ir bem, passando pelo grupo com Carlos Alberto (BA), Marcio (SE) e Ronaldo (SC).

MASTER 

O Figueira, querido por todos, é figura importantíssima em todos os campeonatos brasileiros. Na mesa, não sei como poderá ser, mas se jogar todos os jogos com o empenho que entra contra o Zilber, consigo o imaginar saindo campeão.

Nenhum comentário: