Nossa postagem de hoje é uma homenagem a MILOS KRIST, botonista da Sérvia, leitor assíduo do Blog da Academia de Futebol de Mesa. Num mundo contemporâneo cuja principal característica é o acesso abundante a informação, MILOS lê o nosso blog diariamente, sendo profundo conhecedor do futmesa brasileiro, mesmo sem jamais ter pisado os pés no Brasil. MILOS sabe o nome dos nossos principais botonistas, pode listar rapidamente os principais títulos de cada um deles, conhece nossas associações, enfim, é uma enciclopédia do futebol de mesa.
Na foto, MILOS aparece ao lado de Cristian Baptista no mundial de Sector Ball na Hungria. MILOS inclusive fez algumas estatísticas sobre as 21 entrevistas do Pedrinho e me motivou a brincar um pouco com os números. Deve-se deixar claro que o objetivo da entrevista não é fazer uma enquete que represente a verdade sobre a história do futmesa gaúcho. Como disse o Osmar, sabiamente, em sua entrevista, qualquer enquete atual tem a tendência de super-valorizar os botonistas da atualidade. Além disso, houve desproporção nos respondentes por associação, o que pode influenciar os resultados. Mesmo assim, resolvemos brincar um pouco com os números, para homenagear MILOS.
O melhor botonista de liso da atualidade no RS é, sem dúvida, Marcelo Vinhas. Ele recebeu 18 votos de 21. Mateus Pierobom ficou com 2 votos, sendo um deles dado por Marcelo Vinhas, que preferiu não votar em si próprio, mesmo com a obviedade que isso representa. O atual campeão estadual Sérgio Oliveira ficou com o outro voto. Nesse caso, acho que qualquer metodologia de pesquisa utilizada daria o mesmo resultado.
No que se refere ao melhor botonista de liso do Brasil, Diógenes "ETERNO" ganhou fácil, com 17 votos de um total de 18 (três pessoas votaram em branco por não conhecerem os nordestinos). O único voto diferente foi dado por Augusto Nedel, que votou em Hamilton. Poderíamos dizer que o Augusto não entende nada de futmesa (o que até é verdade), mas vamos dar crédito ao voto dele, que faz justiça ao fenomenal Hamilton, que só não ganha a eleição por dar azar de jogar na mesma época que Diógenes, o eterno.
No cavado, a briga é bem mais apertada. O melhor botonista da atualidade é Alex Degani, com 10 votos de 21 possíveis. Mais uma vez acho que o resultado da pesquisa reflete a realidade, e faz justiça aos inúmeros títulos conquistados por Alex nos últimos anos. Em segundo lugar, aparecem empatados Cristian Baptista e Marcelo Vinhas, com 4 votos cada. Felipe (AFUMEPA) com 2 votos e Sílvio (ARFM) com 1 voto também foram lembrados.
Na pergunta sobre o melhor botonista cavado de todos os tempos, empate entre Cristian Baptista e Róbson Bauer, cada um com 7 votos. Júlio Nogueira aparece com 2 votos, enquanto Alex Degani, Guido, Miguel Oliveira, Paulo Schemes e Cláudio Schemes foram citados uma vez cada. Nos critérios de desempate (votos como segundo ou terceiro melhor), Cristian vence Róbson apertado. A melhor coisa do "empate" entre o Róbson e o Cristian é saber que ambos, além de botonistas fora de série, são gente finíssima fora das mesas. São embaixadores do futmesa pelo estado, pelo Brasil e pelo mundo. A diferença entre os craques e os gênios, em qualquer esporte, é que os gênios viram embaixadores do esporte que praticam (Roger Federer, Pelé, Michael Jordan).
Com isso encerro a homenagem a MILOS KRIST, e espero que em breve ele possa vir ao Brasil, participar de um campeonato brasileiro como convidado, de forma que possa conhecer pessoalmente os colegas que ele tanto conhece de nome. Com o brasileiro a ser realizado em Porto Alegre em Novembro, será que a CBFM não conseguiria uma vaga para o MILOS na modalidade cavado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário