quarta-feira, 16 de junho de 2010

Entrevista do Pedrinho - Entrevistado 8: ALEX DEGANI


Sim, é ele mesmo: considerado por muitos um dos meus desafetos, o genial Alex Degani é o meu entrevistado de hoje. Não poderia começar a postagem de hoje sem explicar minhas desavenças com o Alex. Tudo começou em Rio Grande, num campeonato festivo organizado pela ARFM. Antes de lá, eu e o Alex nos encontravámos tanto nos campeonatos quanto na faculdade e estávamos sempre falando bobagem, bem ao nosso estilo. Pois bem, fui escalado para apitar uma semifinal (eu acho) do referido campeonato entre Alex e Michel (também de RG). A vantagem do empate era do Michel. O jogo foi morno, com Michel fazendo um eficiente FS (futebol sarna) até os 46 minutos. Nesse momento, Alex colocou uma bola despretensiosa perto (atrás) de um cavador seu, e Michel tinha um botão posicionado facilmente para cavar. Como eu achei que a cavada era fácil, acabei me posicionando mal para o lance. E não é que o Michel consegue dar um dois lances claríssimo, errando a cavada por 5 dedos? O único problema é que eu não vi porra nenhuma. Pelo lugar onde a bola saiu, eu pensei (em 1 segundo): "Ou o Michel errou essa cavada por 5 dedos ou a bola raspou no botão do Alex e eu não vi". Simplesmente peguei a bolinha e coloquei na posição de tiro de meta. Quando fiz isso, todo mundo que estava na volta da mesa me olhou com uma cara assustada. Ali eu notei que tinha errado. Mas fazer o que? Não poderia simplesmente dizer: "Olha pessoal, eu marquei isso, mas agora que todo mundo me olhou com cara feia, acho melhor mudar e marcar aquilo". Minha única chance era perguntar para o Michel, esperando que ele se acusasse. Perguntei, e a resposta dele foi: "Eu não vi".
Em resumo, roubei escandalosamente do Alex naquele dia. Ele ficou indignado, metade comigo e metade com o Michel. Se fosse comigo, eu teria ficado indignado também. Lembro de rir do lance com o Sílvio e com o Leonardo no dia, dizendo: "Olha, é óbvio que eu errei aquela marcação. Dois segundos depois de marcar eu já sabia. Mas fazer o que? Agora é rir do que aconteceu e sacanear o Alex para sempre dizendo que eu roubei dele". No dia, a brincadeira não surtiu efeito, mas depois foi excelente.
Bola pra lá, bola prá cá e mais um pequeno incidente. Estávamos jogando no estadual por equipes e o Alex me ganhava por 1x0. A ARFM ganhava da AFM no momento por 2x1. Faltando 28 segundos, tento lançar uma bola de tiro de meta entre os zagueiros do Alex (minha útima chance) e boto mais força do que queria. A bola ficou perto do goleiro, mas eu resolvi gritar: "Boa bola, é isso aí". O Alex poderia fazer a cobertura, mas resolveu tentar recuar para o goleiro e me deu um dois toques bisonho. Fiz o passe e, depois de 12 minutos (tempo de arrumação do goleiro), fiz o gol com o Nazarildo e gritei, tirei a camisa, etc. Era a comemoração pela classificação da AFM para a segunda fase, e nada a ver especificamente com o Alex.
Por último, no estadual por equipes de Passo Fundo, a AFM folgava na última rodada, mas precisava que a ARFM não vencesse o CM (algo improvável na época) para ser campeã. Yago estava vencendo Sílvio e Alessandro estava vencendo alguém. Alex tomou então um gol de Júnior e eu, que estava apitando em outra mesa, gritei: "Boa bola Júnior". Logo depois, Alex empatou e disse algo do tipo: "Grita agora". Depois do jogo, veio a famosa frase: "O Pedrinho nem estante tem".
E por essas coisas, o pessoal acha que eu e o Alex temos desavenças. Ora, é claro que não há desavença nenhuma. Continuaremos nos bicando e rindo disso depois, como sempre fizemos. O Alex até já retribuiu o roubo aquele, mas de uma forma estranha. Roubou a meu favor num jogo contra o Paulinho na taça. Questionado depois do jogo ele foi irônico: "Olha, o Paulinho é mais adversário para o Silvio na chave. Então roubar para o Pedrinho foi bom para a ARFM". Minha estante, embora bem mais vazia que a do Alex, já tem cerca de 10-15 troféus, o que está mais do que bom para a minha bolinha.
Dito isso, a postagem de hoje não poderia deixar de homenagear o genial Alex. Marrento para muitos, retranqueiro para outros, mas bem humorado e craque para todos (ver foto), Alex é um dos maiores botonistas de todos os tempos. Resolveu agora investir no liso, e deve levantar o primeiro troféu em poucos meses, afinal craque é craque. Sua frase "agora só falta o veteranos" ao vencer a Taça RS apenas prova tanto seu espírito brincalhão quanto a sua capacidade de ganhar tudo. Na entrevista, Alex resolveu não mencionar seu nome, embora saiba que está na lista de quase todos os entrevistados até agora, especialmente nas perguntas 3, 4 e 5. Segundo ele, o objetivo agora é figurar nas respostas para a pergunta 1.
1) Em sua opinião, quem são (em ordem) os três melhores botonistas de liso do RS?
Marcelo Vinhas, Mateus Pierobom, Luis Rodalles
2) Em sua opinião, quem são (em ordem) os três melhores botonistas de liso do Brasil?
Diógenes, Hamilton, Ivo
3) Em sua opinião, quem são (em ordem) os três melhores botonistas de cavado da atualidade?
Cristian Baptista, Silvio Silveira, Luis Rodalles
4) Em sua opinião, quem são (em ordem) os três melhores botonistas de cavado de todos os tempos?
Robson Bauer, Cristian Baptista, Guido Garcia
5) Quem são os três adversários (em ordem) mais difíceis de se fazer gol no cavado?
Duda Santos, Silvio Silveira, Marcelo Mallet
6) E quais os três adversários (em ordem) mais dificeis de serem segurados no cavado?
Cristian Baptista, Victor Meeking, Luis Rodalles
Amanhã é a vez de Luis Fernando Silva. Na sexta, teremos Augusto Dois Toques e no sábado Victor Meeking. A entrevista do Pedrinho continua pegando fogo. Quem tem coragem que responda.
ENVIE SUAS RESPOSTAS DIRETAMENTE PARA: prchallal@gmail.com
Alguém me falou que a seleção brasileira teria estreado na Copa ontem, mas eu confesso que não vi nada que parecesse uma seleção brasileira. Até achei um time amarelo na TV jogando bem (Lakers, que empatou a série com o Celtics em 3x3). Foi só.

2 comentários:

mateus dos santos disse...

e não é que eu nunca havia pensado em robar a favor do pedrinhu para depois pegar um adverssário mais fácil ?????

é uma excelente idéia.

Pedro C Hallal disse...

Matias: O CHEFE ainda vai te fazer chorar...